News

News

Tinta que muda de cor! Sim, existe! E, além de tudo, é econômica

Tinta que muda de cor! Sim, existe! E, além de tudo, é econômica

A expressão “unir o útil ao agradável” é largamente utilizada em várias ocasiões, e não seria diferente no universo das tintas. Já pensou em um produto final que muda de cor conforme a temperatura? Acredite: existe!

Pesquisadores da pós-graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC) criaram, em parceria com a STC Silicones, o produto inovador descrito no primeiro parágrafo. Desenvolvida para tornar a produção de isoladores elétricos feitos de cerâmica mais barata (já que é feita com silicone), a tinta complementa o efeito do material.

Como o silicone demora a demonstrar qualquer alteração quando a temperatura aumenta (e pode causar problemas tanto ao material quanto a quem depende dele), a tinta desenvolvida pelos pesquisadores informa quando o clima atinge cerca de 60°C.

A tinta é especialmente útil em situações de difícil acesso, como em matas fechadas ou de altitude elevada. Visível a olho nu, o material dispensa o uso da tecnologia infravermelha para monitoramento.

Toda a pesquisa já está patenteada desde o final de 2014 e os profissionais envolvidos no trabalho estão buscando empresas ligadas à energia elétrica para difundir o processo, buscando o corte de custos.

Compartilhe:

AS SOLUÇÕES SYCO® ESTÃO PRESENTES NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO!

Atendimento em todo território nacional, América Latina, Central, Ásia e Oriente Médio.